Select Page

Tânia Konvalina-Simas

Fundadora e coordenadora de Profiling Criminal – Formação e Consultoria.

Psicóloga Clínica, Pós-Graduada em Ciências Médico-Legais, Mestre em Psicoterapia, Doutoranda em Criminologia pela Universidade de Essex (Reino Unido).

Foi docente convidada no Instituto de Ensino Superior da Maia – ISMAI na licenciatura de Criminologia onde foi responsável pelas unidades curriculares de Biopsicossociologia do Comportamento Desviante e Perfis Psicológicos em Criminologia. Investigadora na Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC/ ISMAI).

É professora convidada do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos- IPEBJ (Brasil) nos cursos de Psicologia Jurídica e Criminal Profiling, onde é também coordenadora da Pós-graduação em Criminal Profiling. Consultora e investigadora do laboratório de análise comportamental do FSI Brasil – Forensic Science Investigation.

Autora das obras: Introdução à Biopsicossociologia do Comportamento Desviante (2012), Profiling Criminal: introdução à análise comportamental no contexto investigativo (2014) e Criminologia Forense (2014) .

Os seus principais interesses em projectos de investigação focam-se na Criminologia Comportamental, nomeadamente análise comportamental na investigação, a etiologia da conduta criminal e ainda o impacto da psicopatia na conduta delitiva.

É membro da Academia Mexicana de Investigadores Forenses e da Academia Internacional de Criminologia Forense.

Obras publicadas

Introdução à Biopsicossociologia do Comportamento Desviante

A “Introdução à Biopsicossociologia do Comportamento Desviante” está dividida em duas partes: a I Parte incide sobre os Fundamentos da Desviância e a II Parte sobre a Desviância Individual, e em onze capítulos, encontrando-se no final de cada um deles perguntas de estudo.

Comprar já!

Profiling Criminal

Nestas páginas o leitor poderá encontrar uma compilação, sintetizada e organizada da informação disponível sobre Profiling Criminal a partir das obras, conceitos e tipologias de autores de referência neste domínio, nomeadamente, Brent E. Turvey, David Canter, Douglas Ressler, Kim Rossmo, Richard Kocsis e Nicholas Groth, Holmes & Holmes, entre muitos outros. Infelizmente, o Profiling Criminal representa, ainda, um universo bastante reduzido de autores e de profissionais, pelo que este livro reflete o saber, os conceitos e os termos técnicos já integrados no léxico da investigação criminal.

Comprar

Criminologia Forense

Este livro apresenta uma reflexão sobre os limites da prática criminológica no contexto forense sobretudo na sua interseção com o Direito Penal, aludindo a modelos de intervenção existentes noutros países com uma prática mais formalizada, propondo modelos de intervenção que encontram ressonância legal em Portugal e convidando a conhecer outras realidades sociais e culturais onde a prática da Criminologia Forense se encontra também no seu início. Na tentativa de reunir dois saberes interdisciplinares, nomeadamente as Ciências Forenses e a Criminologia, o pano de fundo desta obra é também uma preocupação com o atual estatuto da profissão de criminólogo em Portugal.

Comprar

Agenda, eventos e formações a decorrer

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROFILING CRIMINAL E CRIMINOLOGIA FORENSE – 4ª Edição [presencial e/ou à distância] – Lisboa e Porto (Portugal)

 

 

Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Criminal Profiling – Psicologia Investigativa (Ribeirão Preto, Brasil)